Com o objetivo de promover a língua francesa, durante todo o mês de março comemora-se, em vários cantos desse mundão, o mês da francofonia, esse evento é marcado principalmente pelo dia 20 de março, o dia internacional da francofonia, celebrado pelos países francófonos que nessa data, mais do que nunca, festejam sua cultura. Mas como são muitas comemorações e cerca de 30 países falantes de francês no mundo, os eventos acontecem durante todo o mês de março.
Desde que comecei a estudar a língua francesa, o mês de março foi sempre muito marcante pra mim, sempre assistindo filmes em francês, ensaiando La Marseillaise, músicas francesas e até poesias de Jacques Prévert. A França sempre foi muito forte nos meus estudos, mas esse ano foi um pouquinho diferente, e o Canadá ganhou um espaço bem significativo pra mim.
Logo na primeira semana de março pude fazer uma oficina maravilhosa, intitulada "AQUI, AGORA OU NUNCA", de dança contemporânea com a Mélanie Demers, coreógrafa da Cia MAYDAY que aconteceu no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, lá também pude assistir ao espetáculo "Animal Triste" da mesma companhia, e ali, logo na primeira semana, pude ter certeza de que mesmo sendo um ano em que não estou estudando francês, o mês da francofonia não ficou em branco.
E ainda não acabou, os eventos vão até o dia 31 de março, você pode ver a programação da sua cidade dando um Google no nome da cidade + "Mês da francofonia 2018" ou procurando no site do Consulado-Geral da França da sua cidade para saber o que ainda dá pra fazer!
Super recomendo que todos participem dos eventos, você pode ver a programação do Rio de Janeiro aqui, e se você é do Rio, recomendo que sempre se atualize sobre os eventos que acontecem no Centro Coreográfico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário