Seguro viagem geral 728x90

7 COISAS QUE VOCÊ PRECISA FAZER ANTES DE EMBARCAR PRO EXTERIOR


Confira 7 dicas do que você pode fazer ainda no Brasil para evitar complicações no exterior.

1- Compre suas passagens


A compra das passagens para mim é um dos maiores símbolos de uma viagem confirmada, isso porque com ela você já sabe o seu destino final, se tem alguma conexão e onde será sua conexão, o dia que sai da sua origem e o que chega ao seu destino; assim você já pode organizar suas datas e já 
começar a definir seus roteiros (Para turistar na Europa você precisa ter a passagem de volta com data de retorno de até 90 dias, fique atento).

2- Encontre sua acomodação


É muito importante já sair do Brasil com uma acomodação te esperando no seu destino, não importa se é um hotel, hostel, casa de família ou Aribnb. É importante que já tenha onde ficar pelo menos nos primeiros dias, além de te dar mais segurança, pode ser solicitado pelo agente de imigração que você comprove onde vai ficar (me pediram para comprovar quando fui para Londres), e se você não quiser perder tempo se explicando, é bom que já leve impresso.
Levar suas reservas impressas também poderá salvar sua vida caso seu celular (ou dispositivo eletrônico escolhido para isso) não funcione, fique sem bateria e etc.

3- Tenha um seguro viagem


Alguns países nem mesmo permitem que você entre no país sem um seguro viagem com valor de cobertura exigido pelo país (sim, mesmo se você tiver um seguro viagem, é importante que a cobertura seja no mínimo no valor exigido pelo país). Além disso o seguro é super importante para eventuais emergências que podem acontecer na sua viagem, você pode escolher de acordo com suas exigências. É importante que você tenha o seguro ideal para o continente que você vai viajar e pelo tempo da sua viagem, os seguros podem cobrir desde emergências médicas até bagagem perdida e cancelamento da viagem. Caso você queira fazer esportes radicais, é importante que seu seguro cubra isso! Um site em português e fácil de comparar os seguros disponíveis é o Real Seguros. Acesse, preencha as datas e seus dados e clique em "VER COBERTURAS" para saber o que exatamente cada seguro oferece.

4- Leve dinheiro na moeda do país

Uma das coisas que precisam ser feitas é verificar a moeda do país e levar o dinheiro correto. Daí é simples, é só colocar o nome do país e perguntar pro google qual é a moeda oficial. Em Londres por exemplo a moeda oficial é a Libra Esterlina, muita gente pensa em levar Euro, mas te garanto, a maioria das lojas, pubs, restaurantes trabalham exclusivamente com Libra, apesar de algumas lojas como a Harrods até aceitarem Euro, acho que não vale a pena arriscar.
Acho importante levar pelo menos uma quantia pequena em espécie para possíveis emergências na chegada e levar a maior parte do dinheiro em cartões como o que eu mais uso, que é o Cash Passport Multi Moeda. Caso queira usar seu cartão de crédito, certifique-se de que ele é internacional e desbloqueie para utilizar no país desejado antes de embarcar, mas lembre-se de que a conversão poderá ser feita somente na data de emissão da fatura, o que pode gerar imprevistos  no valor de pagamento. Mesmo quando eu resolvo não usar o cartão de crédito, levo desbloqueado para emergências.
ATENÇÃO
Em alguns países como da Europa pode ser solicitado que você comprove meios financeiros para se manter no país, para evitar perrengues na imigração, não custa ter em mãos extratos, cartão de crédito e cash para comprovar que você não vai virar mendigo por lá!

5- Esteja com passaporte e vistos OK


Esteja atento, para alguns países e situações você precisa solicitar o visto, mesmo que de turista, antes de sair do Brasil. Alguns países ainda exigem visto de trânsito para você fazer uma simples conexão por lá. Cheque suas passagens e conexões e pesquise sobre cada país antes; não seja barrado no aeroporto antes mesmo de entrar no avião.

6- Desbloqueie seu chip do Brasil


Para algumas situações você vai sim comprar um chip de uma operadora gringa da sua escolha, mas para outras, as vezes compensa usar seu plano do Brasil, e não custa nada já sair do Brasil com isso desbloqueado para caso tenha algum imprevisto aconteça. Em Londres eu usei muito SMS e ligação, daí eu comprei no primeiro dia um chip da O2, que não funcionava na França ou em qualquer outro país que eu não fui, mas que me dava 1GB de internet válido por um mês, ligações e SMS suficientes (isso me custou  £10). Mas antes de viajar eu liguei para a vivo, que foi a operadora que eu escolhi para usar lá, e pedi para desbloquear, além disso perguntei para o atendente qual a opção mais barata para usar APENAS INTERNET, sem direito de ligar pra ninguém, receber ligações, nem nada, e ele me disse que eu só precisava manter no meu plano da Vivo que é pré-pago o Vivo Turbo que eu usava na época, e olha, não sei explicar, mas deu certo, continuei usando a internet e não recebi nenhuma cobrança extra por isso. Ligue e pergunte!

7- Tenha um Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia


Pra alguns países ele é indispensável, algumas vacinas são obrigatórias e você não pode sair do país sem tomar pelo menos a vacina da Febre Amarela. Além disso, não custa nada já tomar sua vacina e ir pra sua viagem, seja para qual país for, sem preocupações. A vacina deve ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência.
Confira aqui como emitir seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) e aqui a lista completa de países que o exigem.

Um comentário:

@samarahss