Greenwich é uma das paradas obrigatórias para quem está por Londres, mas como falar de Greenwich sem mencionar o tal do "Meridiano de Greenwich"?!
Todo mundo já ouviu falar desse Meridiano de Greenwich, o que a gente quase não se lembra é que esse meridiano fica pelos arredores de Londres, no Distrito Real de Greenwich, e é no Observatório Real de Greenwich que você encontra a famosa linha que divide o mundo entre Leste e Oeste. É importante lembrar que o Observatório Real foi palco de diversos estudos e descobertas sobre longitude, e hoje o conhecemos como Marco Zero ou Meridiano Primário, onde a longitude equivale a 0º, e portanto o fuso horário britânico corresponde a GMT + 0:00, servindo de padrão para mensurar o tempo no mundo inteiro, não é a toa que os britânicos são conhecidos por sua pontualidade e por seus relógios! Inclusive, a sigla GMT significa "Greenwich Mean Time", em português, "Tempo Médio de Greenwich".
Mas nessa história toda existem dois pontos importantes que precisam ser lembrados:
1- A confusa divisão entre Oriente e Ocidente de Greenwich não considera a divisão política, cultural, religiosa e de valores.
Quando se fala Oriente ou Ocidente, em pouquíssimas vezes estamos nos importando com o Leste ou Oeste de Greenwich, o que conta é a cultura do país em questão, e isso é motivo para muita discussão e apostas nos botecos por aí.. Se você já estudou história da arte provavelmente já deve ter escutado que a Itália é o berço da cultura Ocidental, mas se olhar no mapa e considerar que tudo que fica ao Leste do Meridiano de Greenwich é Oriente, vai perceber que países como França, Alemanha e nossa querida Itália seriam Orientais, e aí? É Oriente ou Ocidente? De que lado você fica?
2- Greenwich é muito mais que um meridiano.
Sim, esse post já tem muita explicação de geografia, mas o que eu vou fazer nessa tal de Greenwich?
Além de, é claro, visitar o Observatório Real de Greenwich ou pelo menos tirar sua foto gratuita no lado de fora do observatório, na linha que divide o mundo (atenção: essa é uma dica para quem está com o escorpião no bolso), você também pode passar um tempo no Parque de Greenwich, que é maravilhoso; conhecer o Old Royal Naval College; comprar comidinhas e quinquilharias no Mercado de Greenwich, e ainda ir ao Museu Marítimo Nacional, cuja entrada é FREE.
Além disso, o observatório tem uma das vistas mais bonitas de Greenwich e até mesmo do centro de Londres, dá pra notar de lá a imensidão do The Shard e das construções da cidade, acho super válido ir até lá, nem que seja só pela vista.
Como chegar?
Pra quem pensa que Greenwich é super longe do centro, lhe digo: nem é tão longe assim..
Duas alternativas fáceis para chegar até lá são: num barco da Thames Clipper até o Greenwich Pier (se você tiver Oyster, é bem barato), ou pegar o DLR até Cutty Sark (O DLR funciona como o Underground, com Oyster, Zonas e etc.). Depois, é só caminhar até o Greenwich Park, você vai levar uns 10min andando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário