Seguro viagem geral 728x90

TRANSPORTE PÚBLICO EM LONDRES: VAI DE OYSTER CARD



Pra quem está indo pra Londres, preciso contar uma coisa, os preços do transporte público mudaram, mas não se preocupe, ainda é mais barato e eficiente usar o transporte público de Londres do que optar por Uber, cab e etc.
Primeiro preciso contar que o sistema de integração e a eficiência do transporte público de lá é de dar inveja em qualquer cidade, fora que todo mundo TEM  que dar uma volta naqueles famosos ônibus vermelhos de dois andares pelo menos uma vez na vida.


Uma das coisas que eu mais gostava quando estava em Londres era poder pegar metrô e ônibus ilimitadamente entre as zonas 1 e 4. Isso era permitido porque eu ativei o Travelcard mensal para as zonas 1 a 4 (que eram as zonas por onde eu andava todos os dias) no meu Oyster Card.
Basicamente existem três fatores que você precisa considerar quando usa o transporte público em Londres:

1-Zonas 

Você precisa saber para que zona da cidade você vai. O centro é zona 1, a medida que se distancia do centro, temos as zonas 2, 3, 4 etc, etc.
Você precisa saber exatamente de onde vem e para onde onde vai para contratar o plano ideal para o seu Oyster Card. 

Mapa do Underground com zonas destacadas  

2- Travelcard

Esse tipo de plano normalmente é o melhor para quem quer ficar mais de 5 dias em Londres. Você pode contratar o Travelcard para 1 dia, 7 dias, 1 mês, e até pro ano todo!
Normalmente a tarifa de 1 dia não compensa muito, veja o porquê no próximo item.

3 - Pay as you go 

Em português, pré-pago, essa é a melhor opção para quem vai usar pouco o metrô ou vai passar poucos dias em Londres. É aquela opção mais parecida com o Rio Card (cariocas me entenderão) em que você recarrega com um valor X e seu saldo vai diminuindo a medida que você usa, mas com uma diferença que faz TOTAL DIFERENÇA. Existe uma coisa chamada Teto máximo, os Caps, que garantem que você gaste apenas uma quantia fixa por dia, o que quer dizer que se em um dia você ultrapassar aquele valor pagando com seu Oyster, você poderá viajar a vontade e não será cobrado mais nada até o fim desse dia.

Histórias da vida: Minha gambiarra com o ônibus.

Se você optar por um Travelcard você poderá usar ônibus em qualquer zona sem pagar mais por isso, e em algumas situações isso te ajuda a economizar como eu: minha casa era na zona 4 e de casa até a estação do metrô, na Woodford Station ou Snaresbrook, ambas na zona 4, eu levava 15 minutos andando. Até o ponto de ônibus eu levava 5 minutos andando e o ônibus levava cerca de 10min para chegar na estação de Leytonstone, que era zona 3. Optei, então, por pagar o Travelcard entre as zonas 1-3 pois não fazia tanta diferença pra mim. O único ponto negativo era que o ônibus noturno demorava cerca de 20min, enquanto demorava até 3min durante o dia, e minha estação tinha a Central Line, que funciona 24 horas nos fins de semana. Daí eu preferia pagar um bilhete extra pra voltar pra casa de metrô no fim de semana e continuava usando o Travelcard nas zonas 1-3 durante a semana. Pra quem leu minha história até o final fica a dica: O Travelcard e seu saldo pré-pago podem ser ativados no mesmo cartão. A prioridade de uso será sempre do Travelcard, caso você desça em uma zona que não seja contemplada pelo seu Travelcard, será descontado do seu saldo.

O Oyster é sempre a opção mais barata?


Sim! Vai de Oyster, o bilhete unitário (como chamamos no RJ) é a opção mais cara e não te oferece nenhuma vantagem. Pra ter uma ideia, comprando um bilhete unitário você vai pagar aproximadamente £4,50 por viagem de metrô e £2,40 no ônibus, o mesmo percurso pagando com Oyster vai te custar em média £2,90 e £1,50 respectivamente. O preço do Oyster é £5 (ao menos era isso até o ano passado), mas antes de ir embora você pode devolver e pegar um reembolso do valor do cartão + o saldo que restar, caso esse saldo seja igual ou menor que £10. Eu peguei meu reembolso na cabine da TFL no Heathrow antes de voltar pro Brasil.

Quanto custa cada viagem com Oyster em 2018? 

De metrô entre as zonas 1 e 2: £2.90 em horários de pico (peak) e £2.40 fora do pico (off-peak)
De metrô entre as zonas 1 e 6: £5.10 peak e £3.10 off-peak 
De ônibus em qualquer zona: £1.50 

Veja aqui os valores dos Caps e Travelcard

ATENÇÃO 

Você precisa passar o cartão na entrada e na saída do metrô. É assim que a TFL controla as zonas que você embarca e desembarca, e caso você acidentalmente se esqueça, será cobrada a maior tarifa, como se você tivesse ido para a última zona da cidade.

Atenção² 
Se você se identificou como carioca lendo o terceiro item, tem mais uma coisa que preciso te contar, preste atenção quando for mudar de linha. Em Londres normalmente cada linha tem sua plataforma, não é como no Rio que você desce da linha verde e na mesma plataforma fica esperando pela vermelha. Funciona mais ou menos como a Estação Estácio em finais de semana quando a gente precisa trocar de plataforma. Siga as placas e setas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@samarahss