Seguro viagem geral 728x90

TURISTA EM BORDEAUX POR 5 HORAS


Bordeaux, ou Bordéus em português, a primeira cidade que visitei na França, é famosa por suas vinhas e pelos vinhos conhecidos no mundo todo, sendo referência principalmente quando se trata de Merlot e da Cabernet Sauvignon, estima-se que exista mais de 7000 Chateaus, cerca de 13000 vinhedos, e mais de 42000 vinhos diferentes produzidos só na região de Bordeaux e como se não bastasse isso tudo, é uma cidadezinha super charmosa no sudoeste da França, que me fez enxergar a França sem toda aquela imagem comercial de Paris, que é maravilhosa, mas que para mim perde um pouco da essência histórica e cultural francesa.
Em Bordeaux me hospedei na casa da minha amiga que mora mais especificamente em Pessac mas é super perto do centro e tem uma estação de trem bem perto da casa dela facilitando tudo, segundo ela pra quem estuda na Université de Bordeaux, como ela, é mais prático morar em Pessac que no centro de Bordeaux porque é muito mais perto da universidade e mais fácil de chagar. O Aéroport de Bordeaux-Mérignac também não fica em Bordeaux exatamente como muita gente pensa, e sim em Mérignac, que é bem pertinho de Pessac; o que possibilitou que minha amiga me buscasse de carro e assim cheguei eu, de madame, na França; mas no fim das contas, esses lugarejos próximos a Bordeaux são generalizados a Bordeaux.
Logo na minha primeira manhã em Bordeaux a Agathe foi pra faculdade e eu fui conhecer os pontos turísticos clichês da cidade dela com o namorado dela.

Olhei algumas coisas num site da cidade e selecionei aquilo que não podia ir embora sem conhecer:
1- Grand Théâtre de Bordeaux
2- Miroir d'eau
3- Place de la Bourse
4- Pont de pierre
5- Rue Sainte-Catherine
O Mateus olhou pra mim e apenas disse: Isso a gente faz em menos de 2 horas, e assim foi.
Os pontos mais turísticos de Bordeaux são muito pertinho um dos outros, nós descemos do train, que na verdade é o VLT francês (cariocas entenderão =P), um pouco antes do Grand Théâtre onde eu vi as atrações disponíveis e dias de visitação e em menos de 5 minutos já estávamos na Place de la Bourse .



Quando cheguei a Place de la Bourse, me dei conta que também tinha chegado ao Miroir d'eau que é do outro lado da rua e aí tive uma pequena decepção, mas foi compreensível, o Miroir d'eau não tem água no inverno, senão congelaria como muitas fontes que vimos no caminho, daí é só mais uma calçada, não tem a mínima graça no inverno. Ainda bem que é bem na Place de la Bourse e eu não tive que andar mais pra ver algo que não estava funcionando.. Triste, mas okay!


Ali do Miroir d'eau você já consegue avistar a Pont de Pierre, ou seja andei menos de 5 minutos e já tinha chegado em quase todos os pontos turísticos que eu tinha listado. A Pont de Pierre é um monumento histórico construído em Bordeaux entre 1810 e 1822 sob ordem de Napoleão 1º, ela atravessa o Rio Garona e conecta o centro de Bordeaux pela cours Victor Hugo com a  place Stalingrad e a Avenue Thiers e é super bonitinha.
Fomos andando pra Rue Sainte-Catherine, que estava toda decoradinha pro Ano novo Chinês, e como estávamos com muito tempo sobrando ele resolveu acrescentar outros locais para irmos, dois deles foram o Monument aux Girondins, que a princípio ele me disse que não lembrava o que era mas era A coisa de Bordeaux, e a Cathédrale Saint-André de Bordeaux que é uma catedral gótica da cidade.
Depois fomos almoçar no centro já com a Agathe pós prova e aí acabamos nossa manhã turística clichê. Logo depois do almoço fomos pra Université de Bordeaux assistir aos jogos estudantis de Bordeaux X Toulouse e assistimos a Agathe lá de cheerleader torcendo para Bordeaux, equilibrando nosso dia já que estava turístico demais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@samarahss